quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dos presentes especiais ao faz de conta

Há muito que pensávamos oferecer de presente de aniversário à Maria, uma cozinha. Não resistimos e demos-lhe ainda antes do dia de aniversário.  Esta cozinha é da coleção passada e talvez por isso tenha sido comprada com um agradável desconto.
É giríssimo ver a Maria a brincar ao faz de conta. A fingir que cozinha, que liga e desliga o micro ondas, sem esquecer o temporizador. É fantástivo ver como aplica em todas as suas brincadeiras aquilo que vê os adultos fazerem. É absolutamente fascinante constatar que nesta idade já é capaz de reproduzir, fingindo, o que aprende a cada dia que passa. O tom de voz com que conversa consigo própria simulando uma conversa entre amigas, quer ao telefone, quer simplesmente servindo um chá. É admirável cada momento destes e é definitivamente marcante e impagável poder assistir a todos estes momentos que fazem parte do crescimento da minha filha.




Ao segundo dia de brincadeira percebemos que a Maria não ligava muito ao fogão a gás. Usava preferencialmente o micro-ondas e o forno. Talvez por não identificar o fogão, uma vez que o da mamã é diferente (vitrocerâmica)


O pormenor da janela e da cortina e que eu acho verdadeiramente encantador, ainda que a vista desta não seja tão real como a da mamã.



A Maria adora limpezas e pede constantemente um pano para limpar. Quando fotografei não tinha o pano no sitio dele porque certamente a M fazia uso dele. Conto os dias para a chegada de um pano especial para esta cozinha igualmente especial. Mal posso esperar!



A cada dia que passava após a sua montagem, os presentes iam chegando e alguns deles compunham a linda cozinha.
A tampa do bule está guardada propositadamente. Mal recebeu este Tintea Set enfiou a tampa do bule na boca.




10 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito fofa. Eu própria fico mais motivada para brincar com ela :)))
      bjs

      Eliminar
  2. É gira e todas em criança adorávamos algo assim, mas não deixo de pensar que os estereótipos se mantêm geração após geração. às meninas damos nenucos, cozinhas e esfregonas e aos meninos damos carros, cavalos e bolas de futebol. Para nós trabalho e para eles diversão. E não é tão algo que devamos relativizar. Depois temos as mulheres adultas a queixarem-se disso mesmo. mas pronto, é uma constatação, a sua filhota diverte-se na mesma:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pessoalmente sou apologista das cozinhas para os rapazes e das bolas para as meninas. A Maria tem imensas bolas, de todos os tamanhos e assim haja quem se disponibilize para jogar com ela. Adora! Mas é um facto, nós temos uma direção pré-definida par estas coisas de meninas-bonecas, rapazes-carros. E também é verdade que se em criança é uma delícia esta brincadeira, quando crescidas reclamamos!!! Mas faz parte do crescimento e desenvolvimento de todas as crianças. Enquanto brincam, fingindo e desejando crescer vão sendo felizes.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. As minhas filhas também tiveram umas duas ou três cozinhas, mas nenhuma tão bonita como essa. Adorava vê-las brincar nelas. Mas numa dessas até eu sozinha brincava! LOLOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A imagem da ovelhinha... tão fofa :)
      É o que eu digo, até eu me entusiasmo para brincar nesta cozinha. Hoje em dia há mil e um brinquedos todos eles mais bonitos do que outros!!
      bjs

      Eliminar
  4. Olá querida.
    Acreditas que ainda a minha filha estava na barriga já eu andava a sonhar com cozinhas para ela... não sei se é bichinho, já que a maior parte do meu trabalho é design de cozinhas rústicas fofinhas... Já estudei o sítio para por a cozinha dela na própria cozinha da casa, para cozinharmos ao mesmo tempo... Tenho um frascínio enorme por estas coisas, que vontade de brincar com a minha filhota :) Tenho um conjunto de tachos antigos, que aguardam que ela seja um bocadinho mais velha... cada vez que vou ao Ikea fico um tempão no corredor das crianças onde estão as mini-louças...
    Por aqui a pequenita já leva o telefone ao ouvido e diz umas coisas estranhas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?! Que giro! E por falar em ikea, ando há adiar uma ida lá há umas semanitas. A ver se consigo nos próximos dias. Tb adoro ver tudo o que é decoração infantil (e não só!!)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Adoro esta cozinha!
    Por enquanto ainda me ando a conter para oferecer uma à Mel! (Acho q ainda é pequenita de mais) ;)

    Foi a 1ª vez que por aqui passei e gostei! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Estela!
      Aproveita agora que o Natal se aproxima ;)
      Beijinho

      Eliminar