quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O resultado do restauro

Uma manhã na biblioteca e uma tarde destinada a pôr ordem no quarto dos brinquedos. A cómoda está pronta, os puxadores comprados, o tempo indeciso (chove não chove) e acima de tudo muita vontade em retomar a normalidade desta casa. Nunca me dei bem no meio de confusão, desarrumações e obras por terminar. Já havia dito aqui que quando fizesse as pazes comigo mesma partilharia algumas fotos. Hoje foi o dia. Aqui estão as fotos.











Não foi uma arrumação pacífica, não senhor. Paciência, compreensão e persistência foram as palavras de ordem, durante uma tarde que digamos, nem correu mal.
Eu arrumava uma caixa, a Maria desarrumava duas. Eu alinhava os livros na estante, a Maria decidia que queria ler. Eu arrumava os puzzles, a Maria tirava das caixas e despejava as peças no chão. Eu guardava os nenucos, as bonecas e os peluches, a Maria decidia que era hora deles comerem. Eu desligava o leitor de dvd, a Maria pedia para ver um filme (casamento, Xana Toc Toc, Uki, Caricas, repetidamente e por esta ordem, sff!). Eu colocava as caixas na estante, a Maria tirava-as e colocava-as no chão. Eu guardava os legos numa caixa destinada apenas aos legos, a Maria achava melhor juntá-los às bolas e peças de puzzle soltas. Eu limpava tudo com um pano e a Maria sacudia o seu, dizendo que estava a "limpale". 




Tenho que admitir que a cómoda não ficou bem à primeira. Naquela tarde de chuva que eu lamentei aqui, a coitadinha viu a sua vida a andar para trás. Não dei o tal "primário", não a "lixei" e gastei a lata de tinta toda, de uma vez só, sem deixar secar 10 minutos sequer.
Depois da tinta levantar toda (com a ajuda da Maria), a desilusão foi total e o meu irmão decidiu intervir para nos ajudar, a mim e à cómoda. Retirou a restante tinta. Lixou a cómoda, aplicou primário e deixou secar 72h. Pintou e deixou secar 24h. Voltou a pintar e a deixar secar mais 24h. Sobrou meia lata de tinta e a cómoda está "nova". Obrigada I.

13 comentários:

  1. mostre-nos o quarto da maria...deve ser lindo!!!

    ResponderEliminar
  2. Abençoado seja. :)
    Esqueci-me de assinar no cantinho da cómoda...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela visita no Almadegordamaravilha!
    Estou aqui passeando e aproveito para parabenizar-te pela restauracao dos móveis, e aproveito para falar que sou uma restauradora. Amo este trabalho, restaurar, pintar, envelhecer, patinar enfim...sao tantas as maravilhas das transformacoes!! Hoje nao trabalho mais com isso por algumas razoes físicas pessoais.
    Convido-te a visitar meu outro blog e a saber um pouquinho mais de mim.
    Estive um pouco afastada da Net, mas estou retornando aos poucos.
    beijos e um final de semana abencoado!

    ResponderEliminar
  4. ADOREI--o restauro está top. Muito gira a cómoda
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. O resultado final está fantástico. Gosto! Li, adorei as molduras, onde compraste? Bjs nossos

    ResponderEliminar
  6. Molduras e puxadores - zara home!
    bjs e obg :)

    ResponderEliminar