quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Adenda aos Dez Mandamentos

Sinto-me capaz de dizer que hoje pequei e fiz pecar que é ainda mais grave. Graças à minha imaginação demasiadamente fértil acompanhada da minha falta de jeito levada ao limite, hoje não gozámos do sol, da praia, da esplanada, da bicicleta, de tudo e qualquer coisa que pudéssemos aproveitar ao ar livre. O meu alto nível de criatividade e a minha falta de jeito para tudo o que envolve pintura e restauro obrigou-nos a desperdiçar um lindo dia de sol (novo mandamento). Terça feira pintei uma cómoda com objectivo de a transformar num "sei lá o quê" para colocar no quarto de brinquedos da Maria porque não vejo outro sítio onde a colocar. O resultado final andou muito perto do "ai meu Deus, onde me fui meter", mas com a distração da pequena Maria ao equilibrar-se na cómoda pintada de fresco, a coisa ficou melhor. Lembrei-me de lhe pintar as mãos, com tintas adequadas para crianças, de diferentes cores e decorar a dita. Ora aí está, passou de "ai meu Deus" a "ai Jesus". 
Pela madrugada fora que é quando estou mais apta a fazer tudo o que não devo (comer, por exemplo) decidi pintar (usando moldes) umas flores, uns animais... fui dormir completamente deprimida porque infelizmente passara novamente a "ai meu Deus vinde cá baixo ver isto. No que eu me fui meter, ó Jesus perdoai-me e livrai-me..." No dia seguinte, ao final da tarde (pelo menos soube  aproveitar o feriado completamente abstraída do restauro) a pequena Maria enfiou-se no seu quarto de brinquedos demasiadamente calada para gosto dos pais. Vai daí e senhora sua mãe foi espreitar. Gostava muito de vos dizer o que senti, mas nem eu sei o que senti e muito menos o que terei dito na altura além de ter corrido com ela à casa de banho mais próxima lavar as mãos. A minha rica filha descolou a tinta de uma gaveta como quem despela um frango. Na sua ideia colaborava como gente grande na "pintula" da cómoda.
Hoje foi dia de levantar os ânimos e comprar uma lixa, um "primário", mais um litro de tinta e de meter na cabeça que Roma e Pavia não se fizeram num dia. Esta parte passou-me ao lado mas eu passo a explicar para que alguém aprenda comigo. É importante deixar secar a tinta para passar a segunda de mão. Eu devo ter dado dez mãos de tinta sempre siga. Fiz-me entender?! 
Resultado: eu a dar voltinhas com a Maria (uma ida ao banco, outra à lavandaria, outra à frutaria...) e o amigão do meu irmão enfiado em casa a lixar a dita cómoda e a tentar salvar a coitada a quem eu deitei as mãos. Pelo menos é bom vê-la descansar, sem gavetas (eu pintei com as gavetas e com o que havia dentro delas), à espera que voltemos aos pincéis (lá para sábado) e a deixemos finalmente sossegada na paz dos brinquedos lá para domingo à tardinha. 
De maneira que amanhã temos qualquer coisa, ao ar livre e se possível compenso a Maria, no mínimo com um gelado, uma ideia retirada daqui e o meu irmão, com o que ele quiser.   

Obs.: Partilharei fotos quando eu fizer as pazes comigo mesma acerca deste assunto

Sem comentários:

Enviar um comentário