sábado, 5 de janeiro de 2013

E tu, já comeste sopa hoje?

Puzzles, legos, casinhas, cozinhas e bonecas. Carrinhos de bebé, histórias, túneis e bolas. Motas e baloiços. Desenhos e pinturas. Teatro de fantoches.  


- Cozinha: Imaginarium  
2 - Máquina de café: Imaginarium
3 - Pano de cozinha: Saídos da Concha 
4 - Bimby toy: Vorwerk   
5 - Pizza: Imaginarium  
6 - Conjunto de tachos: Imaginarium
7 - Serviço de chá - Imaginarium 
8 - Copos de plástico: Ikea  
9 - Cesto de legumes: Ikea 
  




O quarto dos brinquedos (Toys"R"Us em ponto pequeno, diz o pai) tem de tudo um pouco e a Maria vai fazendo de tudo um pouco, também. De preferência, acompanhada. Todavia, a sua grande paixão, sobretudo nos momentos em que brinca sozinha é a cozinha. Aqui ela faz chá, assa peixinho no forno e lava a loiça. Actualmente também faz café e não há um único dia nesta casa, sem sopa.


É muito interessante ver como a Maria reproduz tudo aquilo que vai aprendendo com os adultos, especialmente comigo, que é com quem ela passa a maior parte do seu tempo. Sem que ninguém lhe ensinasse, começou por simular que temporizava o micro-ondas, carregando nos botões (é o que eu faço sempre que aqueço leite, por exemplo). Depois, o peixinho assado no forno (o seu prato preferido). Os tachos em cima do fogão raramente são usados. Facilmente percebemos que tinha a ver com o facto deste fogão não ser parecido com o nosso. Levou algum tempo a identificá-lo como tal. Sempre que tira café serve apenas o papá (foi-se apercebendo ao longo dos tempos que a mamã não bebe café). Todos os dias faz sopa e segue os passos necessários para ligar a bimby. Usa a espátula e não esquece a tampa protectora do copo da máquina. Quando termina é a primeira a provar. Escolhe os ingredientes mais apreciados à confecção de uma deliciosa pizza e corta-a com o instrumento apropriado. E eu fico completamente rendida a tanta sabedoria e ao mesmo tempo a desejar que tal curiosidade e admiração pela cozinha não acabem. Assim, dentro de meia dúzia de anos terei a vida mais facilitada. Será?! Brincadeirinha, confesso que dá gosto vê-la crescer assim, brincando e aprendendo de uma forma educativa e colaborante. Ultimamente não posso, ainda que queira, tirar a loiça da máquina de lavar, sozinha. Ela faz questão de ajudar. A cada peça que tira da máquina diz o nome e caso não saiba, pergunta. 


Fala pelos cotovelos e é curiosa que se farta. Mas eu gosto dela, cada vez mais, assim .




21 comentários:

  1. Tão querida que é a tua filhota. E atenta!!! Que inveja, ela tem um quarto de brincar. Eu ando aqui a tentar encafuar os brinquedos todos do meu filho no quarto dele... E só tem 6 meses! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que dá imenso jeito ter um espaço destinado aos brinquedos. Até para arrumar (ou não) é mais fácil. Mesmo assim, cá em casa, há brinquedos espalhados um pouco por todo o lado. Já comecei a encaixotar alguns, sobretudo os dos primeiros meses e alguns que serviram durante muito tempo de apoio ao banho. Beijinhos

      Eliminar
  2. Oh meu deus, como é que eu perdi este post?????
    Que delícia!!! Acho que até sou eu que acho mais piada à bimby que a minha filha... vamos ver! Obrigada pelo link, Liliana! Um beijinho enorme! <3

    ResponderEliminar
  3. Tão catita minha linda um beijinho grande para voçès!!!

    ResponderEliminar
  4. Wow, ela é linda :D
    Adoro a bimby toy lol *

    ResponderEliminar
  5. Eu quero uma bimby Toy, como posso comprar? Bem o melhor é falar com a pessoa que me vendeu a bimby.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Bimby Toy da Maria foi oferecida este Natal, pela madrinha e foi comprada online http://shop.vorwerk.com/thermomix_pt/merchandising/bimby-toy.html
      Mas penso que também é possível através das vendedoras da bimby.
      bjs

      Eliminar
  6. Adorei...a cozinha está delirante....girissima, até a mim me apetece ir fazer sopa e cozinhar peixinho no forno!
    Parabéns pela menina crescida...o meu Lourenço ainda usa chupeta e não ha forma de a dar.....fralda igual, faz imenso xixi de noite!

    Beijocasssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ver que vai ser mais fácil do que imaginas. O xixi... pois pois, é o meu próximo passo, com a Maria ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Que amor! Faz lembrar a minha M. que em casa da minha mãe - na nossa não dava porque era muito pequenina - tinha um quarto de brinquedos assim, como tudo e tudo e tudo, até uma casa, que era onde a cozinha estava montada - só bimby é que não, que no tempo não havia! Mal aparecia uma novidade a minha mãe comprava logo. Umas Princesas, é o que são :)

    E ela tem um ar bem docinho.
    Obrigada pelas visitas e comentários sempre tão agradáveis.
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  8. Quero uma cozinha dessas para mim :-))
    A minha já não tem tendência a brincar com a cozinha dela, nem os utensílios. Agora quer é usar os utensílios na cozinha da mãe e cozinhar com ingredientes a sério!!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Absolutamente delicioso. Eis mais uma prova de que as teorias/conclusões da Maria Montessori estavam todas certas! As crianças adoram ajudar, imitar, participar nas tarefas do dia-a-dia: sentem-se úteis e importantes!

    A cozinha é fora de série e estou doida com os acessórios... a mini Bimby é qualquer coisa!!

    ResponderEliminar
  10. Existe uma mini bimby!Não resisto! =D

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns pelo seu blog e,em especial, pelo post!

    É bem verdade que as crianças tendem a imitar os adultos (digo isto por experiência não materna própria) e é por esta razão que o papel dos pais é tão importante nestas idades... eu estou sempre a tentar dar o exemplo à minha prima (e não estou sempre com ela, infelizmente).. mas quando estou é engraçado ver que ela gosta de me imitar... quando não quer comer fruta começo a mostrar-lhe que estou a comer e passados uns minutos de "birra" começa a comer mas "xóxinha" .. é um máximo! E ela que não gostava de fruta... :D
    Li sobre isto, e aprendi estte "truque" neste texto:http://redemae.sapo.pt/dos-12-aos-24-meses-alimentacao-da-familia-2/3365

    Beijinhos,
    Maria

    ResponderEliminar
  12. Olá =) já conseguiu adquirir a sua bimby? Se quiser uma demonstração pode falar comigo para rita.macedo90@gmail.com.

    A sua filha está mesmo uma grande cozinheira =P

    ResponderEliminar