sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Dez dias depois...

E já passaram dez dias. Dez dias em que o Pai Natal passou por cá. Dez dias em que a minha árvore de Natal se encheu de presentes e dez dias, sem chupeta. 


Desde a manhã de Natal que a Maria não tem chupeta. Já aconteceu ver uma bebé de sete meses e ficar a olhar, com admiração. Aproximou-se dela e disse-me baixinho "Mamã, ela tem chupeta". Eu expliquei que era uma bebé (...) compreendeu e pareceu aceitar. Entretanto, numa festa de aniversário, a Maria avistou uma chupeta pendurada num carrinho de bebé e não o largou mais até conseguir deitar a mão à chupeta. Aqui o procedimento foi diferente. Não havia muitas explicações a dar, uma vez que aquela chupeta pertencia a uma menina quase do seu tamanho. Mais tarde, outra menina, por sinal mais velha que a Maria, também de chupeta, fez-me correr até ela e distraí-la com tudo o que tinha à sua volta... a determinada altura percebemos que explicações como "O Pai Natal levou para outros bebés, mais pequeninos" deixam de fazer sentido. Tirando estes dois episódios, a Maria não fala nem pede a chupeta. Continua bem disposta, a dormir a noite toda e a exigir, desde o Dia de Natal que eu lhe leia  O Principezinho (e outra história, à sua escolha) ao deitar. Ainda não tive o prazer de a ver adormecer enquanto leio. Pelo contrário, assim que a história termina ela pede imediatamente outra. Geralmente só lia uma história à Maria. Mas desde a primeira noite, sem chupeta, que abri excepção e passei a ler duas. Desde esse dia que O Principezinho é leitura obrigatória e a outra história varia, conforme a escolha da Maria. 


«Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas.»



Boas leituras.
 Bom fim de semana.

4 comentários:

  1. Muito gira a foto com os ursinhos!
    Mª Joana

    ResponderEliminar
  2. Não podia haver meljor história para leres á Maria. Não vejo a hora de a ler ao meu filho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curiosa a forma como a Maria ouve com atenção "O Principezinho". Ainda não percebi o que cativou a atenção dela. Talvez as imagens, não sei. Comecei por lhe mostrar o livro que li quando frequentava o 9ºano, por curiosidade. Obviamente não esperava criar qualquer admiração muito menos que ela percebesse os textos. Certo é que me pedia vezes sem conta para ler. Desde então decidi procurar versões mais adequadas e eis que descobri "O GRANDE LIVRO POP-UP" e o livro com ímanes. Comprei os dois para oferecer no Natal, embora tenha guardado o maior por considerar que ainda não se adequa à idade. Mas o livro com ímanes é muito interessante. Além de ter textos breves, possibilita que as crianças ilustrem os mesmos com as imagens magnéticas. É um livro muito especial. Talvez um dia consiga descobrir o motivo pelo qual a Maria se "agarrou" a esta história que há muito faz questão que se leia :) Uma coisa é certa, cá em casa, todos levamos "O Principezinho" muito a sério sobretudo no que ao "Tenta ser feliz" diz respeito :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Este assunto da chupeta também me vai tocar daqui a uns tempos! Espero que seja tão pacífico como para a Maria :)
    Quanto às histórias, nós contamos uma ao Baby Boy (quase praticamente desde que ele nasceu) todas as noites e ele adora esse momento! Principalmente agora (a caminho dos 7 meses) que interage mais com tudo!

    ResponderEliminar