quarta-feira, 15 de maio de 2013

Datas a não esquecer

De volta a este sítio que tão bem me faz. Um dia imprimo tudo num livro (aaahhhh já disse, ok).
Estou com uma enorme vontade em registar mais momentos importantes, naquela que será a história da minha princesa. Um dia.

Nasceu de uma cesariana (cinco estrelas) com 2860g e media 46,5cm. 
Acho que disto ainda não tinha falado. Mas é coisa que as mães sabem de cor e eu não. Troco sempre os valores do peso com o comprimento e digo, para não errar "A Maria nasceu tão pequenina". 
Com 2 meses já esboçava um sorriso encantador e começou a sentar-se, sem apoio, aos 6. Aos 8 meses gatinhava e  aos 9 já nos deliciava com gracinhas ao imitar um adulto, a rir e a tossir. Aos 14 meses começou a comer sozinha.
A faltar uma semana para os 16 meses começou a andar, sem ajuda e sem medo. Para isso, valeram-lhe os 8 meses de "gatinhanço".  
As primeiras palavras foram "bebé, mamã e papá" e a primeira frase "Qué pam" (Quero pão).

Num passado mais recente e não menos importante...
Deixou a chupeta no dia de Natal, a 25 de Dezembro de 2012. Precisamente no dia em que completava 26 meses.


Crocs + esfregona - carpetes = desfralde
(9 de Maio de 2013)

O desfralde teve início quinta feira passada, dia 9 de Maio, de uma forma continuada, excepto para dormir, e até hoje tem corrido maravilhosamente. Se já tive que parar o carro a meio do percurso?! Já!!! Se já aconteceram alguns acidentes?! Já!!! Mas coisa pouca. Em menos de uma semana já vai sozinha ao pote. E é fácil para ela perceber o quanto é importante deixar a fralda. Aliás, a sensação de rabo sem fralda deve ser óptima porque há dias dizia ela "Mamã, é bom andar de cueca". E para facilitar este processo, a Maria tem andado em casa só de cueca. É mais fácil para ela descer a cueca e ir ao pote sozinha.
Inicialmente havia adquirido um redutor de sanita, a conselho da pediatra, mas com o passar do tempo percebi que era mais prático o pote. A título de exemplo, um dia, enquanto eu tomava banho, a Maria foi sozinha ao pote.  Se apenas tivesse o redutor seria mais difícil (e perigoso) subir para a sanita.  Portanto, cá em casa estamos munidos de tudo. Redutor numa sanita e pote algures por aí!!!
Funcionalidade e eficiência acima de tudo!!!


Passados alguns minutos de iniciar o desfralde (a sério!), a 9 de Maio... 


-Mamã, anda cá. Fiz xixi.
- Onde? (Enquanto desço as escadas e imagino o pior cenário).
- Aqui (apontando para o pote).
[Despiu-se sozinha]
Woooooooooooooooooooooooooooooooow
Hoje o que se ouve por cá são os meus gritos histéricos. A primeira mijinha no pote, sem esfregona e sem muda de roupa. Eu em modo "loucura" e a M a rir-se perdidamente. 
Podem aparecer que as minis são por conta da casa (eu que não bebo cerveja!)


Amanhã fará a consulta de rotina dos 2 anos e meio. E eu vou dizer, com orgulho, "já não tem chupeta e o desfralde tem sido um verdadeiro  sucesso".



Em modo pijama  
(13 de Maio de 2013)

E numa lógica de registar datas importantes, falta uma semana para a Maria fazer a sua primeira viagem de avião e de abraçar uma das pessoas mais importantes da sua vida. 


13 comentários:

  1. Tudo em hamonia perfeita tão bom quando assim acontece! Um beijinho "gandi" para voçês!!!! ( Há dias a kika estava a ver um "book" com registos dela, e o que lá encontrou??? o marcador de livro com a fotografia da Maria, o postal de Natal da Maria...achou um piadão como se estivesse a recordar alguma coisa boa, adorei ver a alegria dela.)

    ResponderEliminar
  2. Tudo a correr bem linda. Só tens motivos para sorrir e estar feliz... Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bom! Muitos parabéns. Estas conquistas são muito importantes. Bjs e boa viagem

    ResponderEliminar
  4. Vocês duas são maravilhosas :) Ai o que eu gosto de te ler... espero que daqui a um ano, nos dois aninhos e meio da minha C. eu posso dizer exactamente o que foi escrito aqui por ti! Beijinhos fofos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ooooooh, que querida. Obrigada
      Um beijinho grande para a C. e para a mamã :)

      Eliminar
  5. Que percurso maravilhoso! É tão bom para nós mães falarmos e lermos sobre estas coisas, entendemo-nos bem! Sigo há pouco tempo o seu blogue, mas tenho simpatizado bastante com o que escreve. ;) Beijinho e boa viagem

    ResponderEliminar
  6. gosto tanto de vir aqui ler,
    aqui pensa-se positivo e é tão importante,

    beijinhos
    uma pergunta onde compras as meias e as collants para a Maria, qual é a marca?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Os collants da Maria são praticamente todos da marca cóndor. Comprei um ou outro mar no El Corte Inglês e os restantes online. Também comprei alguns da calzedonia.
      As meias pelo joelho também são cóndor. Já as mais pequeninas comprei na C&A.

      Beijinhos e volte sempre :)

      Eliminar
    2. Obrigada,
      voltarei,
      boa estadia por terras de sua majestade.
      beijinho

      Eliminar