terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dar graças: eu dou!

Pontualmente dou graças. É mais frequente fazê-lo quando me sinto mais deprimida. As chamadas depressões de 24h de que a Magda falou no seu último workshop "A arte e a ciência de educar crianças felizes". Nestas situações é comum lembrar-me que há sempre alguém pior do que eu, que tenho saúde, uma filha linda e saudável como todos os pais desejam ter, uma casa, enfim. Nunca registei este acto de gratidão, sempre o fiz em pensamento. Mas hoje apeteceu-me fazê-lo. Apeteceu-me dar graças por estar viva. Por estar a viver mais um Natal, bem perto das pessoas mais importantes para mim. Por estar vinte e quatro horas por dia com a minha filha, ainda que esta possibilidade reflicta em si o facto de estar desempregada. Poder dar-me ao luxo de a ver crescer a cada segundo, aprender a gerir as suas birras, a dizer não no momento certo. Perceber quando é altura de ceder aos seus desejos e saber  contrariar no momento mais oportuno. Sorrir muito e dizer sim, sempre que se justifique. Apreciar cada palavra nova, observar os diferentes sorrisos, dos mais genuínos aos da asneirada. Aumentar, todos os dias a reciprocidade do amor que nos une, da necessidade recíproca de estarmos juntas e de como é bom ter uma família. 


Identifico-me bastante com a máxima de que as coisas não acontecem por acaso e considerando, a cada dia que passa, que ser mãe é a realização de um grande sonho,  das coisas mais maravilhosas, das coisas que maior prazer me dão, das coisas que faço com maior orgulho e que, embora haja um ou outro dia de maior cansaço associado, jamais direi "Nunca mais é sexta feira" ou "Oh não, hoje é segunda feira!" então hoje é dia de dar graças por poder estar desempregada.

[E não estou com a chamada depressão de 24h. Apenas decidi seguir o conselho da Magda e como ainda não tenho o bloco que irá servir de diário à minha acção de graças, aproveitei para registar aqui]

6 comentários:

  1. Lindo! Acabei de partilhar no facebook!
    Boa sorte, Liliana! Um beijinho <3

    ResponderEliminar
  2. Adorei o que escreveste foi lmuito bonito e sentido e a foto está linda :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ler....e devemos sim todos os dias dar Graças a Deus pelo que temos...a verdade é que normalmente quando falta é quand damos o valor...

    ResponderEliminar
  4. Li como concordo contigo e possuo alguns dos teus sentires!!! Hoje comei um dia muito mas muito me baixo, acredita, noticias menos boas de alguns que me são especiais apesar de não serem familiares, sinto como se fosse eu... mas tal como dizes as coisas não acontecem por acaso e quero acreditar que a razão do seu acontecimento terá uma lógica!
    Um beijinho linda...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força, Cristina. É de energia positiva que precisamos ;) Um beijinho grande.

      Eliminar
  5. Bem podes fazê-lo. E só quem passa por grtandes doenças dos filhos se apercebe verdadeiramente da benção que é ter filhos saudáveis!

    ResponderEliminar