sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Adeus, chupeta!

Menina crescida.  Adeus, chupetas! O Pai Natal levou-as na noite de Natal e em troca deixou presentes. A mãe da Maria quer o Pai Natal de volta para uma explicação: Onde está a minha bebé? 

Tal como planeado, na noite de 24 de Dezembro deixámos a caixinha das chupetas debaixo da árvore de Natal. A Maria ficou apenas com uma, para dormir. Chupeta essa que na manhã de Natal também desapareceu. Magia, dizem os papás! Além da caixa das chupetas, preparámos um lanche para o Pai Natal.  Colocámos mais lenha na lareira e fomos dormir. Leu-se uma história e apagaram-se as luzes. Diz quem sabe que o Pai Natal gosta de silêncio, escuro e de aquecer os pés à lareira. 


Foi das melhores manhãs de Natal a que assisti. A Maria acordou muito bem disposta (como é habitual) e eu disse-lhe que achava que o Pai Natal tinha passado por nossa casa. A caneca do leite estava vazia, as bolachas tinham desaparecido, a caixinha das chupetas também. Mas  havia muitos presentes debaixo da árvore de Natal. Começou por comprovar que a caneca do leite tinha desaparecido e acrescentou que o Pai Natal era lambareiro porque tinha colocado chocolate no leite (havia vestígios).    


Depois foi espreitar a árvore e ficou deslumbrada.


Mas a grande surpresa foi quando percebeu que o Pai Natal lhe deu tudo o que ela havia pedido na carta ao Pai Natal (queijinho, uma barrita kinder, uma garrafa de água e uma camisola preta).



No dia de Natal, 25 de Dezembro, a Maria fez 26 meses. Dificilmente esqueceremos que deixou a chupeta numa data tão importante e memorável. A princípio sentia-me muito ansiosa e receosa. Hoje, ainda a medo, admito que foi mais fácil do que imaginei. Já aconteceu dizer "mamã, a chupeta?" e eu fiz de conta que não ouvi e perguntei "Desculpa, não ouvi filha" e ela riu-se e disse "A chupeta, mamã. O Pai Natal levou, pois foi?" Substitui as chupetas pelos brinquedos. Dorme com um coelhinho que trouxe de Londres (comprei na GAP, mas há iguais na Zara Home), adormece no carro dando colo a um dos seus mil nenucos e basicamente não sai de casa sem um brinquedo. Percebi que sente falta de "algo", mas também percebi que ela própria faz questão de não falar disso. 
Uma confidência: há dias segredei ao meu marido o facto de ainda não me ter conformado com a ideia da Maria ter deixado a chupeta. Fazia dela mais bebé e disso começo seriamente a sentir saudades.


10 comentários:

  1. Q linda!! Fizémos o mesmo com a Maria!! Trocou as chupetas pelos presentes. E temos exactamente o mesmo ritual. A caneca de leite e as bolachas que o Pai Natal bebe e come deixando tudo com migalhas!! Tb costumamos deixar uma cenoura para o Rodolfo. É tão gira a magia do Natal. Infelizmente, tendo a minha Maria já 8 anos, acho que foi o último ano em que acreditou no Pai Natal, mas é mm linda esta magia, não é? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cenoura para o Rodolfo!!! Que giro ;)
      Sim, o Natal assim é ainda mais mágico e especial. Beijinhos

      Eliminar
  2. Que querida a Maria e que crescida que está. Conseguiram retirar-lhe as chuchas de uma maneira muito natural e com uma história muito boa para se contar. :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Considerámos o Natal uma óptima oportunidade. É sempre mais fácil e mais educativo quando se explica, dá razões e se apontam argumentos válidos. E assim foi. Ela mostrou-se compreensiva e isso sim foi uma boa e verdadeira surpresa para nós. Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá :)
    Antes de mais, parabéns pelo blogue, é uma simpatia :))) crei o meu aos 30,por isso achei engraçado o nome.
    Sou Educadora de Infância e sei que o passo de deixar a chupeta deixa pais e filhos ansiosos.
    Eles tem um ritmo próprio para aceitar as coisas e muitas vezes, "negociar" a dita cuja resulta na perfeição. E aceitam com mais naturalidade do que o que se pensa.
    Bom ano para a Maria e os papás :)))

    Vânia Silva
    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Boa... beijinhos pra voçês com votos de um ano carregado de alegrias contagiantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Tinita ;)
      Para vocês também, um ano com muita saúde, paz, amor e continuação de bonitos sorrisos, junto da vossa princesa linda :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ai, Li adorei a magia de Natal que fizeste... Tudo tão mágico, como deve ser, principalmente com uma criança em casa. Sou como tu, nesse sentido, dou muita importância a todos os pormenores e a Maria merece :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia destes, este encantamento (ainda mais) especial do Natal bate à tua porta :)
      Beijinhos

      Eliminar